DIA DOS NAMORADOS O BOTICÁRIO
Mês/Ano Julgamento: JULHO/2015
Representação nº: 088/15
Autor(a): Grupo de consumidorews
Anunciante: O Boticário
Agência: Almap BBDO
Relator(a): Conselheiro André Luiz Costa
Câmara: Segunda Câmara
Decisão: Arquivamento
Fundamentos: Artigo 27, nº 1, letra "a" do Rice
Resumo: Cerca de 500 consumidores escreveram ao Conar contra filme em TV d´O Boticário para o Dia dos Namorados. Na peça publicitária, vários casais trocam presente, inclusive alguns deles homossexuais. Os consumidores questionaram a decência do filme, inclusive pela eventual repercussão junto ao público infantil. Tão logo a notícia da abertura do processo pelo Conar foi divulgada pela imprensa, começaram a chegar e-mails de pessoas defendendo o filme, em número aproximado de 500 manifestações.
A defesa, enviada pela agência, negou a interpretação dos queixosos, frisando que o filme mostra apenas pessoas comprando e trocando presentes, sem qualquer cena que possa ser considerada imprópria.
O relator - representante da sociedade civil no Conselho de Ética - considerou que o filme retratou uma realidade da sociedade contemporânea. "Aos pais, tios, avôs que questionam, entre estupefatos e indignados nas mensagens ao Conar, como vão explicar às crianças as cenas do filme, resta-nos dizer: esta é uma missão, ainda que muito árdua, da família. Não contem com a publicidade para omitir a realidade". O relator considerou um marco importante o grande número de manifestações defendendo a liberdade de expressão e a tolerância. "O espaço amplificado pela internet não deve se deixar ocupar apenas pelos censores", escreveu ele.
Seu voto, pelo arquivamento da representação, foi aceito por unanimidade.